Órfão (O Tempo Sem Ponteiros)
Experimento Cênico de Dramaturgia Visual
Órfão (O Tempo Sem Ponteiros) é um experimento cênico de dramaturgia visual, desenvolvido pelos multiartistas Ian Ramil, Isabel Ramil, Sofia Ferreira e Diones Camargo, com temporada de 20 de outubro a 30 de outubro, de quinta a domingo, sempre às 21h, no Museu de Arte Contemporânea de RS - Galeria Xico Stockinger - Casa de Cultura Mário Quintana - Rua Andradas, 736/sexto andar - Bairro Centro Histórico de Porto Alegre.
Este projeto foi concebido para ocorrer dentro do espaço da galeria de arte Xico Stockinger, a qual funciona como um referencial espacial criativo. O Experimento ÓRFÃO (O Tempo Sem Ponteiros) baseia-se na criação coletiva de artistas que trabalham com sua intuição criativa como elemento fundamental das suas poéticas individuais. Essas individualidades, que passam pelas áreas da música, das artes visuais e das artes performáticas, somam-se à peça O Tempo Sem Ponteiros, adaptação dramatúrgica de Diones Camargo para o conto sem diálogos Emma Zunz, de Jorge Luis Borges. O espetáculo se apropria também de recursos tecnológicos relacionados ao fenômeno da internet e tecnologias virtuais, utilzando-os como substitutos de elementos tradicionalmente centrais para a construção cênica. A tecnologia é uma das principais ferramentas deste experimento, utilizada para construir um ambiente fantástico, que se contrapõe ao realismo do conto em que este se baseia.
O enredo trata do assassinato de Abraão Loewenthal, cometido pela jovem Emma Zunz, para vingar a morte de seu pai. A narrativa fragmentada, porém com o forte atrativo da verossimilhança, pode ser reconhecida como o caso narrado por uma típica crônica policial. É importante registrar que Emma Zunz se presta a múltiplas leituras, porque o conto apresenta lacunas e produz ambigüidades que tornam imprescindível a participação do leitor na produção do fato estético. Por isso esta história tornou-se o eixo em torno do qual construímos este experimento. O que é, e o que parece ser; o real e imaginado; a presença e o virtualidade, não em oposiões clássicas, mas sim misturados.
SERVIÇO:
O QUE: ÓRFÃO (O TEMPO SEM PONTEIROS)
Experimento Cênico de Dramaturgia Visual, baseado na peça "O Tempo Sem Ponteiros", de Diones Camargo, adaptada de um conto de Jorge Luis Borges.
Experimento Cênico de Dramaturgia Visual, baseado na peça "O Tempo Sem Ponteiros", de Diones Camargo, adaptada de um conto de Jorge Luis Borges.
QUANDO: temporada de 20 a 30 de outubro, de quinta a domingo, às 21h.
ONDE: Museu de Arte Contemporânea de RS - Galeria Xico Stockinger /
Casa de Cultura Mário Quintana - Rua Andradas, 736 / Sexto andar - Bairro Centro Histórico - Fone: (51) 32215900 - mac@cultura.rs.gov.br
Casa de Cultura Mário Quintana - Rua Andradas, 736 / Sexto andar - Bairro Centro Histórico - Fone: (51) 32215900 - mac@cultura.rs.gov.br
Capacidade: 50 pessoas - convênio/desconto no estacionamento CCMQ (Andradas, 659).
QUANTO: 20 reais inteira - desconto de 50% para idosos, estudantes, classe artística, professores.
DURAÇÃO: 50 minutos aprox.
Contato Produção: (51) 99728096.
FICHA TÉCNICA:
Concepção: Ian Ramil, Isabel Ramil, Diones Camargo e Sofia Ferreira.
Texto: Diones Camargo (baseado em sua peça O Tempo Sem Ponteiros, adaptação do conto Emma Zunz, de Jorge Luis Borges).
Atuação e produção: Sofia Ferreira.
Vídeos e projeções: Isabel Ramil.
Luz, som: Ian Ramil.
Realização: Produções de Quarto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário