sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Órfão (O Tempo Sem Ponteiros)
Experimento Cênico de Dramaturgia Visual


Órfão (O Tempo Sem Ponteiros) é um experimento cênico de dramaturgia visual, desenvolvido pelos multiartistas Ian Ramil, Isabel Ramil, Sofia Ferreira e Diones Camargo, com temporada de 20 de outubro a 30 de outubro, de quinta a domingo, sempre às 21h, no Museu de Arte Contemporânea de RS - Galeria Xico Stockinger - Casa de Cultura Mário Quintana - Rua Andradas, 736/sexto andar - Bairro Centro Histórico de Porto Alegre.

Este projeto foi concebido para ocorrer dentro do espaço da galeria de arte Xico Stockinger, a qual funciona como um referencial espacial criativo. O Experimento ÓRFÃO (O Tempo Sem Ponteiros) baseia-se na criação coletiva de artistas que trabalham com sua intuição criativa como elemento fundamental das suas poéticas individuais. Essas individualidades, que passam pelas áreas da música, das artes visuais e das artes performáticas, somam-se à peça O Tempo Sem Ponteiros, adaptação dramatúrgica de Diones Camargo para o conto sem diálogos Emma Zunz, de Jorge Luis Borges. O espetáculo se apropria também de recursos tecnológicos relacionados ao fenômeno da internet e tecnologias virtuais, utilzando-os como substitutos de elementos tradicionalmente centrais para a construção cênica. A tecnologia é uma das principais ferramentas deste experimento, utilizada para construir um ambiente fantástico, que se contrapõe ao realismo do conto em que este se baseia.

O enredo trata do assassinato de Abraão Loewenthal, cometido pela jovem Emma Zunz, para vingar a morte de seu pai. A narrativa fragmentada, porém com o forte atrativo da verossimilhança, pode ser reconhecida como o caso narrado por uma típica crônica policial. É importante registrar que Emma Zunz se presta a múltiplas leituras, porque o conto apresenta lacunas e produz ambigüidades que tornam imprescindível a participação do leitor na produção do fato estético. Por isso esta história tornou-se o eixo em torno do qual construímos este experimento. O que é, e o que parece ser; o real e imaginado; a presença e o virtualidade, não em oposiões clássicas, mas sim misturados.


SERVIÇO:

O QUE: ÓRFÃO (O TEMPO SEM PONTEIROS)
Experimento Cênico de Dramaturgia Visual, baseado na peça "O Tempo Sem Ponteiros", de Diones Camargo, adaptada de um conto de Jorge Luis Borges.

QUANDO: temporada de 20 a 30 de outubro, de quinta a domingo, às 21h.

ONDE: Museu de Arte Contemporânea de RS - Galeria Xico Stockinger /
Casa de Cultura Mário Quintana - Rua Andradas, 736 / Sexto andar - Bairro Centro Histórico - Fone: (51) 32215900 - mac@cultura.rs.gov.br
Capacidade: 50 pessoas - convênio/desconto no estacionamento CCMQ (Andradas, 659).

QUANTO: 20 reais inteira - desconto de 50% para idosos, estudantes, classe artística, professores.

DURAÇÃO: 50 minutos aprox.

Contato Produção: (51) 99728096.


FICHA TÉCNICA:

Concepção: Ian Ramil, Isabel Ramil, Diones Camargo e Sofia Ferreira.

Texto: Diones Camargo (baseado em sua peça O Tempo Sem Ponteiros, adaptação do conto Emma Zunz, de Jorge Luis Borges).

Atuação e produção: Sofia Ferreira.

Vídeos e projeções: Isabel Ramil.

Luz, som: Ian Ramil.

Realização: Produções de Quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário